Páginas

quinta-feira, 25 de março de 2010

Resumo e definição de Espiritismo

Uma boa pergunta que se pode fazer é: o que é o Espiritismo?
Não é difícil responder em duas páginas de papel A4. Corro o risco, entretanto, de ser incompleto.
Espiritismo é uma doutrina ao mesmo tempo filosófica e religiosa. É também uma ciência.
Parecem, à primeira vista, inconciliáveis as afirmações da ciência e da religião.
Mas, podemos afirmar, sem titubear, que o Espiritismo resolveu plenamente os conflitos entre a fé e a ciência.
Um possível resumo desta doutrina poderia ser:
1) Deus – é a inteligência suprema causa primária de todas as coisas. O Universo existe, logo tem uma causa. A inteligência com que foi concebido o Universo revela um autor inteligente. O acaso não poderia engendrar uma obra inteligente, um mecanismo harmônico.
a. Deus é único, onipotente, onisciente, soberanamente bom e justo, imutável, eterno, sem começo, sem fim.
b. Não é Deus de nenhuma religião. Existe porque o Universo existe. Não tem forma, está acima de tudo e seus atributos são infinitos.
c. Não é "o" infinito, está acima do infinito.
d. À medida que progredimos compreendemos melhor Deus.
2) Alma imortal – os seres humanos são dotados de uma alma que pré-existe e sobrevive à morte corporal. Essa alma é a sede da inteligência, dos sentimentos, das virtudes e dos vícios do homem. A alma é um foco de luz. Para nós não tem forma.
3) Perispírito – pode-se dizer que é o corpo do espírito, é o envoltório do espírito, constituído por um material cuja natureza está entre a da alma e a do corpo. Esse material, que Allan Kardec diz que é quintessenciado tem como princípio a energia primordial que formou tudo o que existe. Os corpos materiais e a energia são formados por essa energia primordial, que é conhecida no Espiritismo como fluido cósmico universal (fluido é uma forma de linguagem usada pelos físicos do século XIX para designar os fluidos propriamente ditos – líquidos, gases,etc e também a energia).Por meio do perispírito, o espírito, ou alma que é a mesma coisa, atua sobre o próprio corpo, quando encarnada (quando o ser humano está vivo) e, em combinação com as energias vitais dos médiuns, provoca os fenômenos mediúnicos (geralmente quando desencarnada).
4) Comunicabilidade dos Espíritos – Os espíritos, enquanto estão animando os seres humanos atuam sobre o corpo por meio do perispírito. Ao desencarnarem (quando os seres humanos morrem,) eles não perdem a capacidade de atuar sobre a matéria e, em conseqüência, de comunicar-se com os vivos. A única observação a ser feita, neste caso, é que eles combinam as energias espirituais de que são dotados, com as energias vitais dos médiuns para provocarem os fenômenos mediúnicos.
5) Existência de um mundo espiritual – quando os seres humanos morrem, suas almas vão para o espaço e formam coletividades. Eles reúnem energias e constroem moradias, escolas, hospitais, cidades, enfim.
6) Reencarnação – O espírito, após deixar seu corpo de carne, passa algum tempo no mundo espiritual estudando, aprendendo, trabalhando e planejando uma nova experiência no mundo físico. Quando entende que deve retornar à vida física por meio da encarnação em um corpo que se forma no ventre de sua futura mãe, e Deus permite, inicia o processo da reencarnação. Inicialmente o espírito une-se ao corpo em formação por meio de seu perispírito que assume o comando das funções vitais, da formação e desenvolvimento do embrião, do feto e do ser humano no meio terrestre. A encarnação é uma etapa de evolução. A evolução é a escada que conduz à perfeição, à virtude plena e ao pleno saber. Para atingir essa perfeição o espírito necessita de várias reencarnações. Por meio da reencarnação cumpre-se a justiça e a misericórdia de Deus.
7) Pluralidade dos mundos – quando o espírito atingiu a evolução que um mundo comporta, passa a reencarnar em mundos mais avançados moral e cientificamente. O Universo é cheio de vida – há humanidades espalhadas pelo cosmo. Algumas mais atrasadas do que nós; outras mais perfeitas. É assim que de vida em vida de mundo em mundo o espírito atinge a pureza, a sabedoria e a ciência universais, até não necessite mais habitar mundos materiais. Passa a ser servo direto de Deus. Recebe as ordens do Criador e executa-as no Universo inteiro.

A religião espírita é baseada nos ensinos de Jesus, com destaque para o Sermão da Montanha. A moral cristã – humildade, bondade, caridade, paciência, perdão, desprendimento dos bens terrestres, etc. Não há cerimônias, rituais, sacerdotes...
Pode-se dizer que é uma religião filosófica. É o culto do coração e do pensamento.

As afirmações filosóficas do Espiritismo, que dizem respeito à alma podem ser comprovadas experimentalmente, por intermédio da observação dos fenômemos psíquicos, parapsíquicos e mediúnicos.

Para fins da Astrobiologia, o Espiritismo, dentre outras contribuições, nos ensina que o surgimento, funcionamento, reprodução, destruição e evolução da vida, são fatos de que o espírito participa ativamente, com seu perispírito. No perispírito estão sediadas as leis fisiológicas, a memória e também as conquistas evolutivas de todos os indivíduos viventes.
Na verdade o mundo espiritual e o material interpenetram-se, agem um sobre o outro.
Assim, Deus, que é único, que criou os dois mundos, os fez de modo harmônico, com um objetivo final, com a mesma lógica, por isso, a ciência que estuda o mundo material não deve estar em contradição com a religião e vice-versa. Cada uma que faça seus estudos, independentemente, mas a boa lógica diz que as conclusões devem ser consentâneas, lógicas de acordo com a inteligência, a bondade e a sabedoria divinas.

Por isso nos ensina Allan Kardec em “A gênese”, 46ª edição FEB, Cap I, item 55 ou "Genesis" published by Spiritist Alliance for Books.

“Caminhando de par com o progresso, o Espiritismo jamais será ultrapassado, porque, se novas descobertas lhe demonstrassem estar em erro acerca de um ponto qualquer, ele se modificaria nesse ponto. Se uma verdade nova se revelar, ele a aceitará”.

domingo, 21 de março de 2010

METODOLOGIA DA PESQUISA ESPÍRITA-I

Há quem diga que mediunidade, Espiritismo e reencarnação são crendices populares. Eis aí um equívoco de fácil retificação.

Allan Kardec definiu o Espíritismo como “uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.” – “O que é o Espiritismo?” - Preâmbulo - publicado pela Federação Espírita Brasileira.
A pesquisa das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo material envolvem a investigação de fenômenos provocados por inteligências dotadas de vontade e de liberdade. As sessões experimentais do Espiritismo diferem das experiências da Química, da Física, da Biologia, por terem, essas últimas, como objeto a matéria e a energia que podem ser submetidas a experiências muito mais facilmente controláveis. O Espiritismo estuda agentes dotados de inteligência, de vontade e de liberdade.

Acredita-se comumente que o conceito de "ciência" deve restringir-se ao conhecimento resultante de experiências que, repetidas sempre sob as mesmas condições, produzirão os mesmos efeitos.

Nas sessões espíritas somos defrontados com o imprevisível. O fenômeno espírítico não se submete aos mesmos controles aplicáveis às experiências de outras disciplinas.

O eminente parapsicólogo brasileiro, Hernani Guimarães Andrade, relaciona alguns fatores que “torna problemática a verificação da realidade dos sucessos da área da paranormalidade”, na página 18 do seu livro “Parapsicologia Experimental”, publicado pela Editora Pensamento. Esses fatores também são observáveis na experimentação espírita.
Eis alguns dos referidos fatores:
a) Raridade e fugacidade da ocorrência observável:
b) Dificuldade de repetir-se à vontade o fato:
c) O caráter de inesperado e imprevisível, o qual dificulta e complica o preparo do registro:
d) O aspecto inteligente e intencional de tais fenômenos, que muitas vezes burla o controle e a vigilância do observador:

Se o fenômeno aí está e não se submete ao rígido padrão de experimentação científica vigente, é porque tais padrões devem aperfeiçoar-se para abarcar os novos estudos, sem obviamente perderem o rigor da comprovação que a Ciência exige.
Allan Kardec, contornou magistralmente a dificuldade, observando que os fenômenos eram provocados por inteligências, uma vez que têm um caráter inteligente; foi possível, como ainda é, travar diálogos com os provocadores de tais ocorrências. As inteligências atuantes, diziam-se espíritos de seres humanos que habitaram a terra, forneciam informações que, em muitos casos se podiam comprovar, sem que os participantes das sessões tivessem conhecimento prévio daquelas informações.

Os espíritos combinam suas energias com as energias de pessoas especialmente dotadas, chamadas médiuns para provocarem os fenômenos aqui tratados.
Existe uma grande variedade de fenômenos mediúnicos. Conforme as características de cada médium, pode-se obter desde escrita mediúnica até materialização de espíritos.

Allan Kardec realizou extensos estudos sobre escrita mediúnica, também chamada psicografia, assim a dificuldade de registro, neste caso foi facilmente superada.

Relativamente as teorias, Kardec comparou as explicações emanadas próprios espíritos comunicantes com outras, levantadas por teóricos da época, e selecionou a mais racional, a que explicava melhor o conjunto dos fenômenos, ou seja a teoria emanada do próprio fenômeno (dos espíritos).
Repetiu inúmeras vezes as observações, colheu relatos originados de diversas partes do mundo e pode convalidar suas conclusões.

Após a publicação dos trabalhos de Allan Kardec, muitos outros pesquisadores aportaram suas contribuições ao desenvolvimento do Espiritismo.
Por exemplo, o competente filósofo italiano Ernesto Bozzano levou a cabo várias experiências e ao lado de muitas outras colhidas em variadas fontes, sempre confiáveis, publicou obras de inestimável valor sobre o tema.
Trabalhos semelhantes foram levados a efeito por Charles Richet, Gabriel Dellane, Gustave Geley, Alfred Russel Wallace, William Crookes, César Lombroso, Camille Flammarion, Arthur Conan Doyle, etc. Os mencionados investigadores, para quem ainda não sabe, são respeitados no campo da ciência e da literatura.

Mais recentemente, foram realizados estudos em pacientes clinicamente mortos, que demonstram as teorias do Espiritismo, pela doutora Elizabeth Kubler Ross, dos Estados Unidos.

O que podemos observar em termos de experiências, estudos e explicações apresentadas por grande número de pesquisadores é que o Espiritismo vem recebendo a chancela de destacadas personalidades do mundo científico.

Diante de tudo isso, afirmamos que o Espiritismo é uma Ciência que nos demonstrou a sobrevivência do espírito humano para além da morte e que a visão que nos fornece é derivada de fatos e não apenas de suposições ou crendices populares.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Ocultação pelo Asteróide Varuna

Varuna é o nome de um deus da mitologia hindu; era arquiteto e ferreiro e por isso, para os hindus, possuía o conhecimento do infinito.
Varuna, conforme explicações do conhecido astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, é também o nome de um asteróide descoberto em novembro de 2000, pela equipe do Instituto de Astronomia de Honolulu, sob a chefia de David Jewitt.
O Varuna situa-se no Cinturão de Kuiper – uma concentração de asteróides, além de Netuno, entre 4,5 e 7 bilhões de quilômetros do Sol.
A descoberta do Varuna representa uma grave ameaça à condição de planeta atribuída a Plutão.
Certamente, o fato de ser recente, faz com que as características do asteróide – velocidade, volume, etc, não sejam muito conhecidas.
É por isso que a observação da ocultação de uma estrela pelo Varuna, realizada pelos nossos astrônomos de Recife, no município de Camalaú, é uma significativa contribuição para a Astronomia.
De fato, Aldemário Prazeres e Everaldo Faustino deslocaram-se para o semi-árido da Paraíba, acestaram um telescópio em direção ao ponto em que deveria ocorrer a ocultação e aguardaram.
O fenômeno durou vinte e oito segundos, conforme se lê no relatório disponível no site da Sociedade Astronômica - link no topo da página deste blog.
Note-se que ocultações de corpos celestes são reveladoras. Tamanho, forma, distância e velocidade dos astros são informações, dentre muitas outras, que podem ser obtidas por essa via.
O feito foi objeto de diversos registros elogiosos por astrônomos de várias partes do mundo.

Eis algumas mensagens de felicitações aos jovens astrônomos pernambucanos:

E-MAIL DO COORDENADOR DO ANO INTERNACIONAL DA ASTRONOMIA NO BRASIL E CONSELHEIRO DO ENAST:

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: IYA BRASIL Amateur
Data: 27 de fevereiro de 2010 11:11
Assunto: Re: Anexo nosso relatório final e corrigido sobre a rara Ocultação pelo asteroide Varuna
Para: Audemario Prazeres


Muito bom o seu relatório, Audemário. Parabéns a você e ao Everaldo !

Abs,
Tasso.

E-MAIL RECEBIDO DO ASTRONÔMO DO OBSERVATÓRIO DE PARIS - FRANÇA:

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Bruno Sicardy
Data: 22 de fevereiro de 2010 09:50
Assunto: Varuna: parabens!!
Para: Audemario Prazeres

Caros Audemario, Everaldo,

muito obrigado pelo relatorio,

isso eh um feito, sim! Sao os unicos humanos a ter visto uma ocultacao visual por um objeto trans-netuniano. De fato, eh a ocultacao por o planeta mais afastado jamais observado: 42.75 unidades astronomicas, o seja, 6400 milhoes de km da Terra!

eu queria ter mais detalhes da observacao, sera que a gente se ligue, me podem dar o seu no. de telefone?

tenho de imediato uma pergunta: voces tem o tempo UT absoluto do evento, alem do tempo relativo?

Abracos,

Bruno
E-MAIL RECEBIDO DO COORDENADOR DA LIGA IBEROAMERICANADA DE ASTRONOMIA NA ARGENTINA:

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Claudio Martinez
Data: 24 de fevereiro de 2010 21:08
Assunto: RE: Nosso relatório de SUCESSO observacional com a Ocultação por Varuna vem movimentando o "mundo astronômico".
Para: observacion Varuna occ

Audemario:

Felicitaciones por la exitosa observacion!!!. Y fue una ocultacion realmente larga en tu sitio.

Esperemos que todos los otros observadores hayan podido registrar algo tambien!!

Saludos

Claudio

Claudio Martinez
Director del ISCA (Instituto Superior de Ciencias Astronómicas).

Coordinador de la Sección Ocultaciones
Liga Iberoamericana de Astronomía
International Occultation Timing Association

www.ocultaciones.neositios.com
astronomico@gmail.com

E-MAIL RECEBIDO PELO ASTRONOMO OBSERVADOR TITULAR DO OBSERVATÓRIO NACIONAL NO RIO DE JANEIRO:

---------- Mensagem encaminhada ----------
De:
Data: 22 de fevereiro de 2010 01:39
Assunto: Re: Formulario para Relatorio de Observacao [ Ocultacao de Varuna 19/fev/2010 ]
Para: Audemario Prazeres
Prezados Audemário, Everaldo e demais observadores,

em nome do Grupo do Rio, responsável pela ocultação com Varuna no Brasil, agradeço a todos pelo trabalho realizado.

O trabalho de vocês foi de um valor inestimável, pois possibilitou que detectássemos, pelo que eu saiba pela primeira vez, uma ocultação de uma estrela por um objeto transnetuniano. Desta forma, pela primeira vez poderemos conhecer precisamente o tamanho de um destes objetos, dado esse que associado a outros permitirá esclarecer muitos dos segredos destes objetos distantes.

Observem que a detecção, como no caso do Audemário e do Everaldo é um fato maravilhoso, mas a não detecção é extremamente importante, pois ela permite que cerquemos o problema, às vezes de forma determinante. Por outro lado, para os que tiveram céu fechado, é importante lembrar que isso faz parte da vida do astrônomo. Por isso, solicito a todos que mandem para o Felipe o relatório de observação mesmo se o resultado foi negativo (não houve detecção) ou se tiveram céu fechado.

Gostaria de chamar a atenção para o trabalho exemplar realizado pelo Audemário e Everaldo, que como fica claro pelo relatório que enviaram, souberam tomar as decisões certas, perseguindo as condições favoráveis para as observações. Sem estas decisões, possivelmente não teriam obtido o resultado relatado que será fundamental para levar a uma conclusão do trabalho de medida do diâmetro de Varuna. O trabalho de vocês é um exemplo para astrônomos profissionais e amadores.

Aproveito a oportunidade para informar a todos que este evento, apesar de raro não é isolado e que pretendemos nos organizar com todos vocês para futuras observações deste tipo.

Manteremos a todos, que observaram a ocultação com Varuna, informados da evolução do trabalho decorrente destas observações.

Um grande abraço a todos,

Roberto Vieira Martins
Pesquisador Titular do Observatório Nacional/MCT
Pesquisador Associado do Observatório de Paris


E-MAIL RECEBIDO DO PRESIDENTE DO CASB - CLUBE DE ASTRONOMIA DE BRASÍLIA:


---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Cristovao Jacques
Data: 24 de fevereiro de 2010 09:55
Assunto: Res: Formulario para Relatorio de Observacao [ Ocultacao de Varuna 19/fev/2010 ]
Para: Audemario Prazeres

Prezado Audemário,

Quero parabenizá-lo pelo fantastico registro visual da ocultação de Varuna. Parabéns.

Abs,
Cristóvão

E-MAIL RECEBIDO PELO SEASE E PLANETÁRIO DE SERGIPE:

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: cesaraju
Data: 25 de fevereiro de 2010 11:12
Assunto: CCTECA e SEASE- Ocultacao de Varuna -parabéns
Para: audemario@gmail.com

Olá caros amigos Audemário e Faustino,

Representando o planetário da CCTECA-Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju e a SEASE - Sociedade de Estudos Astronômicos de Sergipe gostariamos de expressar os nossos parabéns aos colegas pelo importante feito para a astronomia, a saber a ocultação de uma estrela pelo objeto transnetuniano -Varuna.Este importante resultado mais uma vez confirma o excelente desenvolvimento da astronomia na região nordeste como ficou demonstrado através dos trabalhos de Alagoas e Ceará durante a realização do IYA2009 e reforça o importatnte papel da astronomia amadora no cenário nacional e internacional. Parabéns !!!


Saudações astronômicas,
Prof. Augusto Cesar Silva Almeida
Diretor da CCTECA (Planetário de Aracaju) e coordenador geral da SEASE
E-MAIL RECEBIDO DA RENOMADA RANSZ NA AUSTRÁLIA/NOVA ZELÂNDIA:
---------- Forwarded message ----------
From: John Talbot
Date: 2010/2/25
Subject: RE: Occultation Varuna Success in Brazil
To: Audemario Prazeres
Hi Andemario,
CONGRATULATIONS on a successful observation!

I have extracted your data into the standard Excel format that we use for
asteroidal occultations and filled in most of the fields.
Can you check that I have things correct and also try to fill in the grey
cells that are blank.
Then save the file and send it to Brad Timerson who is the co-ordinator for
the Americas.

I am also attaching a copy of the Brazil Portuguese version of the Lunar
occultations form that Breno helped translate.
If you plan to do more asteroidal observations (and I am sure you will be
keen now you have done one) then it may be worth us doing the same for the
asteroidal form.
I am happy to work with you and Breno to make that work if you think it a
good idea.

Regards

John Talbot
RASNZ Occultation co-ordinator for Australia and New Zealand
3 Hughes Street
Waikanae Beach, Kapiti Coast, 5036, New Zealand
Long 175 01 57.3 E Lat 40 51 20.1 S
Phone: +64 4 293 4620
Mailto:

E-MAIL RECEBIDO PELO PRESIDENTE DA IOTA, A MAIS CREDENCIADA INSTITUIÇÃO DO MUNDO EM OCULTAÇÕES ASTRONÔMICAS:

---------- Forwarded message ----------
From: David Dunham
Date: 2010/2/25
Subject: Re: Occultation Varuna Success in Brazil
To: Audemario Prazeres

Dear Professor Audemario Prazeres:

And resending one more time, to correct a spelling error
in my last message.

___________

Many thanks for this important observation since this is only
the 2nd successful observation of an occultation by a trans-Neptunian
object other than Pluto/Charon. Your observed duration of 28s can
be compared with the predicted central duration of 48s for a
diameter of 900 km, indicating that either you were relatively close
to the northern or southern limit of the occultation, or that Varuna
is significantly smaller than predicted. Analysis with observations
from other locations should provide at least an approximate size and
shape, very important information for this distant object. In any
case, this (like last October 9th's occultation by 2002 TX300)
vindicates MIT's predictions for these events, making it worthwhile
to travel for these events when similarly accurate predictions are
available. I have some questions about your coordinates, see below.
Congratulations, and thanks again for sharing this important
observation with us.

E-MAIL DO PHD ASTRONOMO JAN MANEK DA REPUBLICA TCHECA:

---------- Forwarded message ----------
From: Jan Manek
Date: 2010/2/24
Subject: Re: The state of Pernambuco - BRASIL, will also record the Occultation Varuna
To: Audemario Prazeres

Many thanks for your report and congratulations to your success !

Best regards, Jan Manek

E-MAIL RECEBIDO PELO CIENTISTA DO MIT NOS ESTADOS UNIDOS:

---------- Forwarded message ----------
From: Carlos Andres Zuluaga
Date: 2010/2/23
Subject: Re: The state of Pernambuco - BRASIL, will also record the Occultation Varuna
To: Audemario Prazeres


Hello Audemario,
Congratulations on observing the occultation!!!!
Michael will contact you as we would like to see the recording. If you have any
questions also feel free to contact me.
Thank you and congratulations!!

Carlos

OUTRO E-MAIL DO ROBERTO MARTINS DO OBSERVATÓRIO NACIONAL:


---------- Mensagem encaminhada ----------
De:
Data: 22 de fevereiro de 2010 20:59
Assunto: Re: Formulario para Relatorio de Observacao [ Ocultacao de Varuna 19/fev/2010 ]
Para: Audemario Prazeres


Prezado Audemario,
sera um prazer sempre contar com voces.
Gostaria demais que muitos dos meus colegas, considerados
astronomos profissionais, tivessem a competencia, seriedade
e dedicacao que voces mostraram neste evento. Acho que o cerne
da questao esta, como voce disse, em AMAR o que faz.
Um grande abraco,
Roberto.

E-MAIL DO MAIS RENOMANDO (NA ATUALIDADE) EM OCULTAÇÕES NO MUNDO:

---------- Forwarded message ----------
From: Bruce Berger
Date: 2010/2/22
Subject: Thank you for your Varuna Occultation Report
To: audemario@gmail.com,
Cc: Breno Loureiro Giacchini

Hello Audemario and Everaldo,
Thank you for your report on the Varuna Occultation. I have used Google to translate the document sent to me by Breno Giacchini. Here is what I have interpreted. Can you please verify this information before I send it to MIT?
Olá Audemario e Everaldo,

Obrigado por seu relatório sobre a ocultação Varuna. Eu usei o Google para traduzir o documento enviado a mim por Breno Giacchini. Aqui está o que eu tenho interpretado. Pode por favor verificar esta informação antes de enviá-lo para o MIT?

Latitude: S 07 ° 54,496', Longitude: W 036 ° 45,685', Altitude: 509.140 (m)
Telescope: Celestron C-8 SCT
Observation: Visual. Recorded Voice "FOI" (for disappearance) and "FOI, FOI" (for reappearance) using webcam aimed at the PC Clock.
"D" (start of occultation) 1:29
"R" (end of occultation) 1:57
What time does 1:29 and 1:57 reference? Was this 20:01:29 and 20:01:57? How accurate was time displayed on the PC clock?
O tempo de referência é 1:29 e 1:57? Esteve presente 20:01:29 e 20:01:57? Como exato momento foi exibido no relógio do PC?
Obrigado!
Bruce Berger
Chelmsford, Massachusetts USA
+1 978 387 4189
E-MAIL DO DIRETOR DO OBSERVATÓRIO DO URUGUAI:
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Gerardo Addiego
Data: 24 de fevereiro de 2010 22:04
Assunto: Re: Relatório de SUCESSO observacional da Ocultação por Asteroide Transneturiano Varuna em 19-02
Para: Audemario Prazeres ,

Desde Uruguay, felicitaciones a ambos:
1) Por una observación exitosa, muy rara de lograr
2) Por la perseverancia en superar los obstáculos
3) Por el excelente formato del reporte, ejemplo sin dudas de un trabajo COMPLETO.

Gerardo Addiego.

E-MAIL RECEBIDO PELO PRESIDENTE DO CEAAL DE ALAGOAS:

---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Adriano Aubert
Data: 25 de fevereiro de 2010 10:45
Assunto: Re: Nosso relatório de SUCESSO observacional em anexo vem repercutindo no mundo.
Para: audemario@gmail.com

Caro Audemário,

acabei de ler o relato sobre a ocultação da estrela por Varuna, ficou excelente,parabéns.
Um trabalho primoroso e que deve ser tomado como exemplo. Em nome do CEAAL gostaria de parabenizar a equipe da SAR e AAP pelo excelente trabalho.

Abraço.

Adriano Aubert

www.ceaal.org.br
Maceio-AL-Brasil