Páginas

terça-feira, 7 de setembro de 2010

BIOGÊNESE

A vida é um fenômeno realmente fascinante. Analisemos os seres vivos, suas necessidades, seus instintos, os recursos que cada espécie desenvolve para sobreviver, para afirmar-se no mundo, para expandir sua prole....

A cada passo nos deparamos com instinto que revela soluções inteligentes, criativas e eficientes para facear grandes desafios do ambiente.

Da bactéria ao homem, os seres vivem uma imensa epopéia. As formas mais simples parecem emergir da matéria em meio a um ambiente hostil. Certamente as condições especiais do planeta há bilhões de anos atrás viabilizaram a formação de substâncias fundamentais para que a vida pudesse medrar.

A História do Planeta assistiu ao surgimento de seres progressivamente mais perfeitos e complexos. Parece ponto pacífico no meio científico que a essa sucessão progressiva indica que os seres mais evoluídos descendem dos menos evoluídos e que as forças que entram em jogo neste avanço são mutação e seleção natural.

Mas como ocorreram esses eventos? Que forças entraram em jogo no instante da formação do primeiro ser vivente? Como e de que foram formadas as primeiras bactérias? De onde vieram seus componentes? Como evoluíram, como surgiram os complexos equipamentos biológicos dos vegetais e animais superiores?

Algumas perguntas, porém nos afloram à mente:

a) Como pôde a matéria engendrar, espontaneamente seres organizados, se a tendência de tudo o que conhecemos é degradar-se? Além de estarmos de acordo que a estruturação da matéria não é natural sem a interferência de uma inteligência e de uma força estranha a essa matéria, a própria Ciência nos ensina que a tendência geral do Universo, material, é a degradação progressiva e inexorável.

b) Observa-se, em todo o Universo, fenômenos que, à primeira vista, abonam o pensamento que a matéria é capaz de auto-organizar-se; mas esse pensamento não encontra respaldo nas leis descobertas pela Ciência. Há uma física que nos mostra essa tendência de dispersão de energia, de degradação, de desorganização progressiva de tudo o que é matéria. Essa lei é conhecida como "Entropia" ou "Segunda lei da Termodinâmica".

c) Ao longo dos milhões de anos de evolução da vida, observam-se a ocorrências de extinções em massa, seguidas de uma regeneração dos seres vivos em patamares superiores da evolução. Ocorreram fenômenos que em determinados momentos da História do planeta extinguiram quase todos os seres vivos complexos da superfície terrestre, mas surpreendentemente, em vez de degradar, de reduzir a níveis mais baixos de estruturação, conferiram aos novos seres que surgiram, qualidades melhores e anteriormente desconhecidas.

Alguns investigadores procuram explicar a imensa complexidade dos seres vivos e suas funções, por meio de associações casuais da matéria.

A lógica e os fatos, porém nos levam a concluir que houve um agente extra material, dotado de maior ou menor grau de consciência e da capacidade de organizar a matéria viva. Esse agente nós designamos por perispírito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário