Páginas

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Elementos da vida - características da vida

Nossa busca de entender a vida e seus elementos passa por uma reflexão a respeito de suas características, das peculiaridades distintivas relativamente ao reino mineral.

A evolução, por exemplo é uma lei presente em todo o Universo. Aperfeiçoamento, construção, formação de sistemas complexos, criação e melhoria de funcionalidades, busca contínua de eficiência. Mesmo em meio a crises e destruições, a evolução prevalece, se sobrepõe a forças contrárias e em patamares mais elevados, mais elaborados a evolução se afirma e consolida.

Embora o mundo inorgânico evolua, a evolução da vida possui facetas surpreendentes, exuberantes.
O professor Pietro Ubaldi, por exemplo observa:

“Ao lado da formação de órgãos internos cada vez mais complexos, houve uma florescência exterior de todos os meios de ataque e defesa, que a luta contínua impunha. A planta estende
suas gavinhas como órgão preênsil para agarrar: produz no espinho a primeira garra para ofender; inventa a astúcia de economizar movimento, lançando sementes aladas ao vento, ou pregando-a nos animais que passam; a arte de envolver as sementes de saboroso fruto, não para alegria do homem, mas porque este, ao comê-lo, leva involuntariamente para longe as sementes; a arte
dos perfumes e a estética das cores e das formas, porque também a beleza atrai e é grande necessidade no baixo mundo biológico: a beleza, ao lado da luta, é necessidade universal e protege, como um dom sagrado e divino que dá alegria, diante do qual o agressor pára, quase reverente, detido pelo medo de perturbar a harmonia divina. Todos os segredos da mecânica, da química, da eletricidade são utilizados: nascem patas, asas, antenas, chifres, tenazes, bicos, presas, ferrões; a arte sutil dos venenos, da fosforescência, do hipnotismo, das ondas elétricas; o psiquismo retifica no olho as imagens visíveis; a arte dos sentidos desenvolve-os cada vez mais finos e complexos, sempre de atalaia; não há descoberta humana que antes não tenha sido encontrada e utilizada pela natureza.” - UBALDI, Pietro – A Grande Síntese – Instituto Pietro Ubaldi.




Nenhum comentário:

Postar um comentário