Páginas

quinta-feira, 21 de março de 2019

A metafísica da vida


Há um autor, Hal Hellman, do livro Grandes Debates da Ciência que nos traz informações interessantes a respeito de disputas de ideias no âmbito científico.

O livro, traduzido para o português por José Oscar de Almeida Marques, foi publicado pela editora Unesp.

Alguns poderiam argumentar que esse escritor, Hal Hellman, poderia ser um divulgador de pseudociência. Não é o que se dá contudo; o conteúdo do seu livro é genuinamente científico e tem muitos capítulos em que ele combate a pseudociência e combate também ideias com colorido científico mas que no fundo pretendem defender dogmas religiosos sem fundamento científico.

No capítulo 4, intitulado "Voltaire contra Needham" fala sobre um debate a respeito do tema “Geração Espontânea”.

Colho o seguinte trecho bastante interessante deste capítulo:

“A posição vitalista - como exposta por Leibniz, por exemplo - é que as partículas da matéria viva são de alguma forma diferentes intrinsecamente das matérias da matéria não viva. Os mecanicistas declaram que a matéria é matéria e que os fenômenos da vida podem ser explicados em termos de como as partículas estão arranjadas.

Qual dos dois lados tem razão? Não estamos hoje em condições muito melhores para decidir essa questão do que estavam os filósofos e cientistas da época de Leibniz. Embora tratar coisas vivas como se fossem máquinas tenha sido extremamente útil para pesquisa, pode ser que abordagem vitalista, mais metafísica, seja necessária para nos levar mais adiante em nossa compreensão da vida.

O trabalho Needham sugere, no mínimo, que as atividades vitais, de algum modo, vêm de dentro e não de fora, o que foi uma maneira muito boa de começar. Em adição, a ideia de um modo interno (o moule intérieur) não é uma má descrição preliminar do trabalho desempenhado pelo DNA.

Essa não é uma ideia isolada no mundo científico. Sheldrake Rupert, Doutor em biologia pela tradicional Universidade de Cambridge, percebeu claramente quê a matéria por si só não é suficiente para explicar a vida, sua dinâmica e estrutura:



Nenhum comentário:

Postar um comentário