Páginas

domingo, 13 de junho de 2010

EM QUE PODE O ESPIRITISMO CONTRIBUIR COM A ASTROBIOLOGIA

De tudo o que foi dito neste blog, podemos concluir que o Espiritismo representa uma vasta síntese do conhecimento sobre a natureza e suas leis em todos os níveis, sobre a filosofia, a religião; essa grande síntese abarca imensa gama de fenômenos desde energéticos, materiais até ao nível moral. Essa grandiosa doutrina alcançou a proeza de reunir e harmonizar, em um corpo doutrinário, os principais ramos do conhecimento.

A partir dos seus conceitos, obtemos respostas a antigos problemas até então insolúveis. Após a morte de Allan Kardec, os fatos e as obras filosóficas têm agregado subsídios e confirmações cada vez mais veementes aos princípios espíritas.

Alguns afirmam equivocadamente que o Universo e todos os sistemas que lhe pertencem são obra de associações casuais. Que não se deve buscar o elemento primordial, que a vida é um privilégio da nossa Terra e ainda que não o fosse, na prática estamos desacompanhados de extra-terrestres, uma vez que não nos comunicamos com eles.

Quando afirmativas dessas partem de pessoas sem conhecimento, ainda se pode aceitar; mas quando partem de homens ilustres pelo saber, pelos trabalhos relevantes que produziram para o progresso da ciência, é injustificável.

Percebe-se com pouca reflexão que o móvel do progresso é essa crença na harmonia, nas leis, que se revelam por certas regularidades, por associações de fenômenos. Quando se observa os processos da natureza sempre buscando a otimização, pode-se afirmar que tudo isso tem uma lei, uma lógica. Por tráz disso tudo há um gestor inteligente e competentíssimo.

Dizer que o Universo foi produzido por forças cegas e baldas de inteligência é subtrair o principal mote da pesquisa científica. Equivale a dizer que não há lógica que não há leis. Mas o que é a ciência senão um conjunto de teorias que pretendem explicar e reproduzir as leis e os mecanismos da natureza? Foi por isso que o ser humano gerou o supra sumo da lógica (a Matemática) para entender os processos da natureza; e diga-se de passagem que quando a experimentação e a Matemática se associaram à Física foi que esta avançou mais rapidamente.

Tudo isto nos mostra que a Natureza foi construída e é gerida por um grande Matemático, Físico, Químico, Biólogo, Psicólogo da mais alta categoria e que o seu pensamento inscrito na Natureza ainda não foi totalmente compreendido por nós. Mas aquele Pensamento tem uma lógica.

Reflitamos que é essa crença, intuição ou como quiserem chamar, que conduz o investigador na busca da verdade. Aquele que busca a descoberta de um conhecimento novo para a Humanidade e os inventores, geralmente partem de uma certeza inexplicada do êxito de seu trabalho. Imaginem se esses trabalhadores do progresso forem repentinamente assaltados com a certeza de que não há propósitos no Universo, nem leis inteligentes, de que não há regularidade. Seus trabalhos, se não ficassem prejudicados arrefecer-se-íam significativamente.
Mas não é assim. Para alento dos heróis investigadores, dentre os quais alguns doam a vida o tempo o lazer, enviamos essa mensagem: Senhores pesquisadores podem continuar seus trabalhos; há lógica e leis desconhecidas nos fenômenos naturais, o Criador existe e é a Suprema Inteligência. Não desanimem com reflexões nihilistas que são equivocadas. A intuição que conduziu Galileu, Newton, Einstein e todos os que promoveram o progresso é derivada dessa certeza; de que há lógica, de que há leis; de que há Deus.

Por sua natureza mesma o Espiritismo conta com vários investigadores generalistas. A especialização extrema que se observa nos institutos de pesquisa, e que são limitadores das reflexões da Astrobiologia não estão presentes na pesquisa espírita.
De fato quando, nos primeiros anos da década de 1990, os astrônomos identificaram os exoplanetas, especulações sobre possibilidade de vida em outros mundos ganharam força. Para responder à pergunta: Há possibilidade de vida em outros planetas?, tivemos que agregar conhecimentos de diversas áreas, física, química, astronomia, biologia, filosofia, etc. Foi quando percebemos a grande dificuldade dos pesquisadores se aventurarem além dos estreitos limites de suas super-especializações. Aliás trabalhos produzidos por ultra especialistas é que tinham credibilidade no meio científico.

Temos agora o Espiritismo que se relaciona de modo competente com muitas ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário