Páginas

domingo, 28 de maio de 2017

Origem do homem na Terra - II


Critérios da religião e da ciência.

A ciência é racional e se baseia em fatos; a religião, na fé, no mistério. Suas afirmações não podem, segundo esse ponto de vista, ser entendidas com a razão; tais afirmações dogmáticas e indiscutíveis; são simplesmente aceitas por um sentimento divino, inexplicável e, como se observa no cotidiano, esse sentimento divino é dado a alguns e negado a muitos..

Essa foi a justificativa apresentada pelos religiosos para sobreviver. Argumento emergencial, provisório, mas que se estendeu pelos séculos que nos separam da Idade Média. Dizemos que foi um argumento provisório para evitar que a “embarcação da religião” viesse a pique, porque é um argumento irracional e contraditório. E se é irracional é porque os ensinamentos religiosos são suscetíveis de serem abordados pela razão e pela inteligência do homem normal e não apenas pelas competências e capacidades especiais dos eleitos.

Senão vejamos: se Deus é único, o criador sem concorrente porque é a inteligência e o poder superior a todos os poderes universais, porque criaria o universo material e o espiritual com  duas lógicas? E porque o projeto das verdades religiosas (que são naturais, porque pertencentes ao domínio das ciências naturais e portanto são criações do mesmo Deus)  teriam um formato tão diferente do formato das verdades materiais a ponto de serem contraditórias?

Porque Deus colocaria na mente humana um comportamento indagador, especulativo, pesquisador e que essas características resultassem em mentalidades que desejam buscar a verdade até aos porquês causais? Seria pecado pensar? Investigar? Usar a razão de que, afinal o próprio Deus dotou o homem?

A mentalidade do homem é inquieta insatisfeita por natureza (e se é por natureza é porque essa insatisfação com o status quo é causada por Deus). Assim é que a ciência ganhou grande expansão e começou a invadir certos domínios que seriam tradicionalmente da religião. Hoje em dia por exemplo nós temos que a ciência física aborda até temas como a criação do mundo e do Universo; tema que tradicionalmente era reservado à religião.


E ainda assim a religião permanece nos seus critérios de dogmas indiscutíveis de não admitir a razão e os fatos como critérios de abordagem dos seus princípios, resultando, tal atitude em contínua perda de terreno, donde o fortalecimento do ateísmo e do materialismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário